Sondagem a Trado

A sondagem a trado geralmente utiliza ferramentas manuais como método de perfuração. Os trados mais comuns são os modelos concha e o helicoidal (ver imagens ao lado).

 

Existem trados motorizados ou montados em tratores, mas podem ser difíceis de transportar até locais de sondagem mais remotos ou confinados. 

Esse tipo de sondagem é limitado em termos de profundidade, pois pode ser interrompido ao atingir materiais mais resistentes como cascalho, linha de seixos ou rocha alterada. 

Outro fator potencialmente limitante é quando ocorre a interceptação do lençol freático, pois dependendo do tipo de solo, as paredes do furo podem desmoronar, ou ainda pode haver dificuldade em recuperar os solos mais arenosos, pois não aderem ao trado.

Trado Concha

Trado Helicoidal

A Geologia BR segue as melhores práticas do mercado, as orientações técnicas da ABGE, as normas ABNT, entre outras, para execução de seus trabalhos.

Sondagem a Percussão - SPT

A sondagem a percussão utiliza ferramentas manuais como método de perfuração do solo.

É muito utilizada para cálculos de fundações, vias de acesso, escavações subterrâneas, ferrovias, rodovias etc.

Inicia-se a sondagem com o trado e a cada metro escavado, crava-se um amostrador no solo com um peso de 65 kg, elevado a 75 cm e então liberado para cair em queda livre sobre o conjunto de hastes e amostrador. A resistência à penetração do amostrador é anotada para se calcular a carga que aquele determinado horizonte do terreno consegue suportar. Deve-se, então, retirar a amostra de solo que será classificada para elaboração do perfil geológico-geotécnico.

Esse tipo de sondagem é limitado em termos de profundidade, pois pode ser interrompido ao atingir materiais mais resistentes, como cascalho, linha de seixos e rocha alterada. No entanto, o sistema de lavagem do furo com circulação de água permite que profundidades maiores sejam atingidas, diferentemente da sondagem a trado, mais limitada.

Para sondagem a percussão, a norma ABNT é a NBR 6484.

Sondagens Rotativa e Mista

A sondagem rotativa utiliza uma máquina para perfuração, capaz de avançar tanto em solos resistentes como em rocha maciça. Utiliza-se um sistema de hastes, barrilete amostrador e coroa na ponta da composição.

Para investigação do maciço rochoso, é necessário utilizar a sondagem rotativa, única capaz de perfurar as rochas e recuperar testemunhos.

A sondagem denominada mista nada mais é do que a utilização das diferentes técnicas de sondagem descritas anteriormente, de acordo com as diferentes necessidades encontradas ao longo da perfuração.

Exemplos de amostras de solo e testemunhos de rocha recuperados em uma sondagem mista:

As sondagens rotativas são normalmente executadas nos seguintes diâmetros:

As caixas apresentadas na imagem o lado representam o resultado de uma sondagem mista. No canto superior esquerdo das caixas recuperamos amostras de solo, armazenadas em sacos plásticos, quando iniciou-se a sondagem com trado e percussão (SPT).

Na cota onde a sondagem a percussão não consegue mais avançar, ou seja, tornou-se impenetrável à essa técnica, inicia-se a sondagem com sonda rotativa, de modo a cortar as rochas subjacentes e recuperar os testemunhos.

As caixas apresentadas nessa foto são de madeira, mas a Geologia BR comercializa caixas de plástico, que são muito mais duráveis e não são atacadas por cupins, formigas e outros insetos. Entre em contato conosco e peça uma cotação.

Entre em contato conosco e solicite seu orçamento sem compromisso:

daniel@geologiabr.com 

paulo@geologiabr.com

(11) 3591-5816

(11) 97127-4080

 

Geologia BR Comércio e Serviços Ltda. 

CNPJ: 10.388.703/0001-92

Rua Záquia, 16 - Pq. São George - Cotia - SP - 06708-060

Fale Conosco: 

(11) 3591-5816, (11) 99408-4345 ou (11) 97127-4080

daniel@geologiabr.com ou paulo@geologiabr.com

© 2020 por Geologia BR