Sondagem a Trado
A sondagem a trado geralmente utiliza ferramentas manuais como método de perfuração. Os trados mais comuns são os modelos concha e o helicoidal.
Esse tipo de sondagem é limitado em termos de profundidade, pois pode ser interrompido ao atingir materiais mais resistentes como cascalho, linha de seixos ou rocha alterada.

Trado Concha

Trado Helicoidal
Sondagem à Percussão (SPT)



A sondagem a percussão é muito utilizada para cálculos de fundações, vias de acesso, escavações subterrâneas, ferrovias, rodovias etc.
Inicia-se a sondagem com o trado e a cada metro escavado, crava-se um amostrador no solo com um peso de 65 kg, elevado a 75 cm e então liberado para cair em queda livre sobre o conjunto de hastes e amostrador. A resistência à penetração do amostrador é anotada para se calcular a carga que aquele terreno consegue suportar. Retira-se a amostra de solo que será classificada para elaboração do perfil geológico-geotécnico.
Exemplo de modelo digital de terreno (MDT) utilizado como base para a locação de sondagens:

Exemplo de perfil de uma sondagem à percussão (SPT):

Sondagens Rotativa e Mista

.jpg)
A sondagem rotativa utiliza uma máquina para perfuração, capaz de avançar tanto em solos resistentes como em rocha maciça. Exemplo de amostras de solo e testemunhos de rocha recuperados em uma sondagem mista:
