TOPOGRAFIA COM DRONE

A aerofotogrametria (topografia ou mapeamento) com drone é uma técnica de grande acurácia posicional e de menor custo que as técnicas tradicionais.

Difundida globalmente, tem hoje papel importante em diversas áres, como construção civil, mineração, meio ambiente etc.

Planej_missao_google-earth.jpg
Planej_missao.jpg

Exemplos de planejamento de missões no Google Earth e DroneDeploy. Os PC indicam pontos de controle ou de checagem, instalados em campo utilizando o GPS de precisão (RTK).

Após fazer o vôo sobre a área a ser estudada, obtemos um conjunto de fotos que são processadas em software específico (Agisoft Metashape ou Pix4D), de modo a gerar um mosaico de fotos. Após serem feitos os devidos processamentos, conseguimos gerar produtos conforme abaixo:

Comparacao_MDT_MDS.jpeg

Transição entre os produtos gerados. (1) Imagem ortorretificada (RGB), (2) Modelo Digital de Superfície (MDS), (3) Modelo Digital de Terreno (MDT) e (4) Normalized Difference Vegetation Index (NDVI):

1/4

Aplicação de MDS x MDT em Cálculo de Volumes ou de Pilhas

Se considerarmos uma feição proeminente do relevo que aparece no MDS, por exemplo, a superfície de uma pilha de minério, ao subtrairmos a superfície do MDT ao redor da base da pilha, conseguimos um cálculo preciso do volume de material empilhado.

Cálculos de volumes diferentes podem ser feitos, como o de uma escavação ou depressão no relevo, muito úteis para aplicações como mensuração de uma área que poderia receber um aterro sanitário, um piscinão ou material estéril.

A figura abaixo ilustra melhor como a técnica de aerofotogrametria (topografia com uso de drones) traz resultados mais acurados para o cálculo de um volume de pilha, em comparação com métodos tradicionais utilizando apenas GPS RTK:

Stockpile_info.jpg

Pelo fato do número de pontos adquiridos pelo drone ser muito maior do que com o GPS, o volume da pilha é melhor calculado com a aerofotogrametria. Fonte: Martin Remote Sensing case study, from DroneDeploy.

Outras aplicações dos drones

  • Mapa de inventário de maquinário, estoque ou rejeitos/entulhos;

  • Inspeção de áreas com risco de deslizamentos/desmoronamentos;

  • Cálculo de estabilidade de taludes;

  • Modelagem hidrológica de bacias hidrográficas;

  • Cálculo de vazão, com foco na mitigação de processos de enxurradas;

  • Diversas outras aplicações podem ser realizadas, com base nas necessidades dos clientes.

DSC01178.JPG

Entre em contato conosco.

Telefones abaixo.